///

Fique Ligado - Roda Fixa

   Basicamente, as bicicletas de roda fixa são bicicletas de pista, ou seja, utilizadas em competições de velódromo. Tais bicicletas não possuem freios nem marchas e o pinhão é “fixo” no cubo traseiro.

 Antes de mais nada, por que “roda fixa”, ou, em inglês, ”fixed gear” ? O nome se refere à ausência de um sistema de roda-livre (ou catraca) na roda traseira. O pinhão é rosqueado diretamente ao cubo, o que significa que, sempre que a roda gira, os pedais giram junto. E vice-versa. Isso implica que o ciclista jamais pode parar de pedalar. Também significa que, apenas com a força das pernas, é possível fazer a bicicleta reduzir e até parar, e inclusive pedalar “de marcha ré”, se assim o desejar.
De certa forma, as primeiras bicicletas surgiram como rodas-fixas. Primeiro nas famosas Penny-Farthing, que tinham o pedal diretamente preso à roda da frente:

14a



   Mesmo depois, com o surgimento do sistema de transmissão por corrente, as bicicletas de uso urbano e de competição continuavam sendo fixas, simplesmente porque não existia outra tecnologia.
   Mais tarde surgiram as catracas, que possibilitaram a existência de uma roda-livre, ou seja, que gira independente dos pedais (também conhecido como “andar na banguela”). Hoje, praticamente todas as bicicletas possuem roda-livre, e muitas pessoas nem imaginam que existem bicicletas que “não andam na banguela” – de modo que o sistema de roda-fixa praticamente ficou relegado ao mundo dos velódromos.



   Isso até os anos 70. O uso de rodas-fixas na cidade se deve à sua popularidade entre os mensageiros urbanos. Os quais, muito provavelmente, pegaram copiaram a idéia dos imigrantes jamaicanos em Nova Iorque, os quais trouxeram as bibicletas de pista consigo - a Jamaica tem uma grande tradição no ciclismo de pista.
   Sem muito dinheiro para gastar com uma bicicleta nova e manutenção, eles viram nas bicicletas de pista uma excelente opção para usar como ferramenta de trabalho. Funcionamento simples, praticamente livre de manutenção, são bicicletas leves, rápidas e ágeis. 
   Nos anos 80, essa cultura veio à tona e tornou-se popular entre os jovens de classe-média urbana, algo como a moda do skate. Nessa época também foi lançado o filme Quicksilver, com Kevin Bacon, hoje um clássico (apesar de todos os erros de continuidade e das cenas absurdas).
   Agora, quase 30 anos depois, a moda voltou com força total, com o surgimento dos assim chamados fakengers (fake + messengers), ou seja, eu e você, que nos vestimos como messenger dos pés à cabeça e andamos de fixa,  mas nunca fizemos uma entrega na vida.
   Ultrapassando as barreiras geográficas, a moda tomou o mundo de assalto. Filmes como Mash e Macaframa podem ser apontados como grandes culpados por essa nova onda de popularização das fixas.



Agora que você já sabe um pouco sobre o que é "rodafixa" visite o site dos caras ai e dá uma olhada.
Fonte: FixaCWB
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário